Redes de Pesquisa

O PPGNUT conta com docentes participando dos Grupos de pesquisa do CNPq e das Redes Goianas de Pesquisa (FAPEG):

 

Grupos de pesquisa do CNPq:

1. Alimentos e Nutrição. Líder: Profa Dra Maria Margareth Veloso Naves. Linha de Pesquisa: Qualidade de Alimentos e Dietas.

2. Avaliação Curricular em Saúde. Líder: Profa Dra Nilce Maria da Silva Campos Costa. Participante: Prof Dr Paulo Cesar Brandão Veiga Jardim. Linha de pesquisa: Segurança Alimentar e Nutricional.

3. Segurança Alimentar e Nutricional. Líder: Profa Dra Estelamaris Tronco Monego. Participantes: Profa Dra Maria Raquel Hidalgo Campos, Profa Dra Maria do Rosário Gondim Peixoto e Profa Dra Nilce Maria da Silva Campos Costa. Linhas de pesquisa: Segurança Alimentar e Nutricional e Diagnóstico e Intervenção Nutricional e em Saúde.

4. Liga de Hipertensão Arterial. Líder: Prof Dr Paulo Cesar Brandão Veiga Jardim (Faculdade de Medicina/UFG). Participantes: Profa Dra Maria do Rosário Gondim Peixoto e Profa Dra Estelamaris Tronco Monego. Linhas de Pesquisa: Segurança Alimentar e Nutricional e Diagnóstico e Intervenção Nutricional e em Saúde.

5. Ciência e Tecnologia de Alimentos. Líder: Prof Dr Manoel Soares Júnior (Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos/UFG). Participantes: Profa Dra Maria Raquel Hidalgo Campos. Linha de Pesquisa: Segurança Alimentar e Nutricional.

6. Qualidade de alimentos e dietas. Líder: Profa Dra Tânia Aparecida Pinto de Castro Ferreira. Participantes: Profa Dra Liana Jayme Borges; Profa Dra Estelamaris Tronco Monego; Profa Dra Maria Cláudia de P. B. André. Linhas de Pesquisa: Qualidade de Alimentos e Dietas; Segurança Alimentar e Nutricional.

7. Nutrição e Suplementação. Líder: Prof Dr João Felipe Mota. Participantes: Profa Dra Patrícia Botelho Borges. Linha de pesquisa: Diagnóstico e Intervenção Nutricional e em Saúde.

 

Rede Goiana de Pesquisa

Rede de Pesquisa: Rede Goiana de Pesquisa de Doenças Não Transmissíveis – detectando, controlando e transformando. Coordenador: Prof Dr Paulo Cesar Brandão Veiga Jardim. Objetivos Gerais da Rede: integrar serviços na assistência ao indivíduo hipertenso, melhorar a qualidade do atendimento e possibilitar impacto social. Identificar hábitos de vida e promover estratégias para mudanças e prevenção das doenças cardiovasculares.

Rede de Pesquisa: Rede Goiana de Pesquisa de condições higiênicos sanitárias de alimentos fora do lar – Diagnóstico e Intervenção. Coordenador: Profa Dra Maria Raquel Hidalgo Campos. Objetivos Gerais da Rede: diagnosticar as condições higiênicossanitárias de alimentos produzidos artesanalmente e comercializados em Goiânia, avaliar as condições físico-funcionais dos pontos de venda, e capacitar e certificar os produtores quanto às Boas Práticas de Fabricação de alimentos comercializados em feiras.

Rede de Pesquisa: Rede Goiana de Pesquisa em Resíduos Agroindustriais. Coordenador: Prof Dr Márcio Caliari, participante: Profa Dra Raquel Hidalgo Campos. Objetivo Geral da Rede: aproveitamento de resíduos agroindustriais de fecularias e indústrias de beneficiamento de arroz e feijão para desenvolvimento de produtos alimentícios e funcionais por meio de extrusão termoplástica.

Rede de Pesquisa: Rede Goiana de Pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional. Coordenador: Profa Dra Maria do Rosário Gondim Peixoto, participantes: Profa Dra Maria Raquel Hidalgo Campos, Profa Dra Estelamaris Tronco Monego. Objetivos Gerais da Rede: agregar pesquisadores para o estudo dos aspectos relacionados à segurança alimentar e nutricional da população do estado de Goiás. Contribuir na elaboração de políticas públicas que garantam a segurança alimentar e nutricional na perspectiva da promoção da saúde, tendo como desafio combater as desigualdades sociais.

Rede de Pesquisa: Rede Goiana de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde. Coordenador: Profa Dra Estelamaris Tronco Monego, participantes: Profa Dra Maria Raquel Hidalgo Campos, Profa Dra Maria do Rosário Gondim. Peixoto. Objetivos Gerais da Rede: desempenhar papel positivo na melhoria do acesso, eficiência e equidade do SUS no estado de Goiás. Disseminar o uso de modelos de avaliação e monitoramento baseados em resultados obtidos na cadeia de atenção à saúde, com vistas à pactuação de metas. Estruturar um programa de Educação Permanente de recursos humanos tecnicamente preparados para a gestão eficiente dos serviços. Propor linhas de cuidado em saúde, visando às práticas e intervenções voltadas à promoção, preservação ou recuperação da saúde, que englobem o autocuidado e as atividades ofertadas de forma organizada pelas redes de saúde.

Rede de Pesquisa: Rede Goiana de Pesquisa Vigilância à Saúde do Idoso no Estado de Goiás. Coordenador: Profa Dra Adelia Yaeko Kyosen Nakatani, participantes: Profa Dra Maria do Rosário Gondim Peixoto. Objetivo Geral da Rede: agregar pesquisadores dentro do escopo de atenção ao idoso numa perspectiva de trabalho interdisciplinar, multidisciplinar e intersetorial no Estado de Goiás, com finalidade de alavancar pesquisas e a educação permanente nesta área.

 

Consulta a grupos de pesquisa no site do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf