Efeitos do tratamento interdisciplinar sobre o consumo alimentar, função pulmonar e adipocinas em adolescentes obesos asmáticos.

Este é o título da defesa pública de dissertação de Lydiane Cristina Rodrigues, que ocorrerá no dia 23/02/2018 às 10:00h no(a) Miniauditório Jatobá.

Introdução: A asma é uma doença multifatorial, que exige uma compreensão holística de sua fisiopatologia. Inclusive pacientes obesos asmáticos apresentam menor resposta a corticiterapia. Assim, se faz necessário a investigação de novas terapias para melhorar os sintomas da doença. Objetivo: A presente pesquisa avaliou o efeito de uma intervenção interdisciplinar sobre o consumo alimentar, função pulmonar e adipocinas e investigou a relação entre macronutrientes e micronutrientes com a função pulmonar. Metodologia: Para isso foi realizado um estudo retrospectivo, com adolescentes pós-púberes obesos não asmáticos (n=42) e obesos asmáticos (n=21). Investigou-se o consumo de energia, macro e micronutrientes, os níveis séricos de adiponectina, leptina, proteína C- reativa, os sintomas da asma e as variáveis de função pulmonar e a composição corporal. Os adolescentes foram submetidos a intervenção interdisciplinar com médico, nutricionista, profissional de educação física, fisioterapeuta e psicólogo com duração de um ano. Foram realizadas avaliações no momento basal, após 6 meses e após 12 meses. Realizou-se análise de variância (ANOVA) para comparação intergrupos e intragrupos, teste de Spearman como método exploratório para análise de correlação e teste de regressão linear múltipla para determinação da associação entre o consumo de energia e nutrientes com a função pulmonar e adipocinas. Resultados: Após intervenção houve redução (p<0,05) no consumo de lipídeos e marcadores da função pulmonar. Inclusive observou-se associação inversamente proporcional (p<0,05) entre o consumo de energia e valores de capacidade vital forçada (CVF), além do consumo de lipídeos, colesterol, cálcio e fibras serem preditores da relação do volume expiratório forçado no primeiro segundo com a capacidade vital forçada (VEF1/CVF). Conclusão: O tratamento interdisciplinar na obesidade-asma em longo prazo promoveu melhora no consumo alimentar e função pulmonar de adolescentes. Sobretudo, quando observou-se a relação entre o consumo de energia e nutrientes com a função pulmonar.

Categorias: Defesa