Efeitos da suplementação oral com albumina em parâmetros do estado nutricional de pacientes em hemodiálise: ensaio clínico randomizado

Este é o título da defesa pública de dissertação de Gleicy Kelly Fernandes Nunes, que ocorrerá no dia 26/02/2018 às 08:00 no(a) Miniauditório Jatobá.

Introdução: A Doença Renal Crônica é considerada um problema de saúde pública mundial e está associada com elevadas taxas de morbidade e mortalidade. A desnutrição é bastante prevalente nos pacientes em hemodiálise, sendo o baixo consumo proteico um dos fatores para essa condição. Objetivo: avaliar os efeitos da suplementação de albumina na composição corporal, força de preensão manual, exames bioquímicos e qualidade de vida de pacientes em hemodiálise. Métodos: Ensaio clínico, randomizado, paralelo, cego, placebo controlado. A amostra elegível do estudo foi composta por homens e mulheres, com idade entre 20 e 79 anos de um centro de hemodiálise na cidade de Goiânia. A randomização foi estratificada por sexo, idade e equivalente proteico de nitrogenio (nPNA). O grupo intervenção (n=29) recebeu uma preparação acrescida de 20 gramas de albumina no final da sessão de hemodiálise, por 12 semanas. O grupo controle (n=28) recebeu a mesma preparação sem acréscimo de albumina, por 12 semanas. No início do estudo e após doze semanas foram avaliados o peso, composição corporal por meio da bioimpedância elétrica, força de preensão manual exames bioquímicos, ingestão alimentar e qualidade de vida. As variáveis foram testadas quanto à normalidade pelo teste Shapiro-Wilk. Foi utilizado o teste t de Student para amostras independentes, ou o teste de Mann-Whitney, de acordo com a distribuição dos dados. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Foram avaliados 57 pacientes no total, sendo 28 pacientes no grupo controle, com média de idade de 49,18 (2,39) anos, e 29 pacientes no grupo albumina com média de idade de 54,66 (2,10). Não houveram mudanças significativas após a intervenção, os dois grupos apresentaram aumento da força de preensão manual e redução da massa muscular. Conclusão: Não foram observadas melhoras significativas na composição corporal e força de preensão manual.

Categorias: Defesa