Efeito do sal de ervas no ganho de peso interdialítico de pacientes em hemodiálise

Este é o título da defesa pública de dissertação de Alorna Sales de Araújo, que ocorrerá no dia 28/02/2018 às 14:00h no Miniauditório Jatobá.

Objetivo: Avaliar o efeito do consumo de sal de ervas no GPID de pacientes em hemodiálise. Material e métodos: O estudo contempla 4 etapas. Na primeira, selecionou-se e padronizou-se o sal de ervas e foram definidas 2 formulações, sal de 4 ervas e de 7 ervas, com 60% de sal refinado iodado e 40% de ervas. Na segunda, realizou-se análise sensorial dos sais. Na terceira avaliou-se o aspecto microbiológico e físico-químico dos sais. Escolheu-se o sal de 4 ervas para ser testado na quarta etapa: um ensaio clínico randomizado, controlado, cruzado, com 22 pacientes. Composto por duas fases de duas semanas, com washout de duas semanas. Os indivíduos foram randomizados para dois tratamentos em fases alternadas: 6g de sal de ervas ou 4g de sal convencional. Avaliou-se o consumo alimentar, PAS, PAD, PAM e GPID; bioimpedância e sensação de sede. Para análise estatística, foi aplicado teste de normalidade Shapiro-Wilk. Foram comparadas as aceitações dos sais na análise sensorial (teste t de Student). Foi aplicado o teste t de Student para amostras pareadas adaptado para crossover ou o equivalente não paramétrico, na comparação das médias do ganho de peso interdialítico, pressão arterial e sensação de sede. Para associação entre as variáveis categóricas foi aplicado teste qui-quadrado de Pearson. Foi considerado o nível de significância de 5%. Resultados: Os sais não apresentaram diferença significativa de aceitação (p>0,05).No ensaio clínico a média de idade dos pacientes foi 54,50±15,58 anos, com maioria do sexo masculino (77,27%). A HAS foi a etiologia (40,91%) e a comorbidade mais prevalente (68,18%). As médias do IMC, PAS, PAD e PAM pré-diálise foram 24,96±5,51kg/m², 138,89±13,56mmHg, 78,73±9,24mmHg, 96,38±10,89mmHg, respectivamente. A média de ganho de peso interdialitico absoluto foi 2,88±1,15 kg e o relativo 4,10±1,73%. A média do escore da escala de angústia da sede e escala visual análoga de intensidade da sede foi 18,95±5,71 e 5,21±1,71. O consumo do sal de ervas não teve efeito significativo no GPID, PAS, PAD, PAM, sede e volume extracelular entre os grupos. Conclusão: O sal de ervas teve bom índice de aceitabilidade, porém nos pacientes em hemodiálise não reduziu GPID, PAS, PAD, PAM, sede e volume extracelular.

Categorias: Defesa