Efeitos da suplementação com whey protein ou colágeno hidrolisado sobre a composição corporal e marcadores bioquímicos em mulheres com excesso de peso

Este é o título da defesa pública de dissertação de Bruna Melo Giglio, que ocorrerá no dia 28/02/2018 às 09:00 no Miniauditório Jatobá.

Introdução: Proteínas podem auxiliar na regulação do peso corporal. No entanto, o impacto da qualidade proteica envolvida em processos fisiológicos durante a perda de peso não está bem esclarecido. Objetivo: Avaliar o efeito da suplementação com whey protein concentrado vs colágeno hidrolisado sobre o consumo alimentar, composição corporal, capacidade funcional, marcadores bioquímicos e qualidade de vida e em mulheres com excesso de peso. Metodologia: Ensaio clínico, duplo-cego placebo controlado, com duração de 8 semanas, no qual 37 voluntárias foram randomizadas em dois grupos de intervenção: grupo whey: n= 17 mulheres que receberam sachês contendo 40g/dia de whey protein concentrado (total de 25g de proteínas) e o grupo colágeno: n= 20 mulheres que receberam sachês contendo 26g de colágeno hidrolisado (total de 25g de proteínas), 10g de maltodextrina e 2g de flavorizante de baunilha, totalizando 38g/dia. Variáveis antropométricas, de composição corporal, bioquímicas, nutricionais e de qualidade de vida foram analisadas. Para a análise da diferença entre os grupos foi realizado o teste t de Student ou Mann Whitney, e para a análise intragrupo, o teste t pareado ou Wilcoxon, adotando como nível de significância p<0,05. Utilizou-se o teste de análise de variância para verificar a homodestacidade entre os grupos Resultados: O grupo whey protein comparativamente ao colágeno, reduziu a massa total androide (Δ -0.32kg; p= 0.000) e as gorduras androide (Δ -0.23kg, p=0.000) e gordura ginóide (Δ -0.19kg; p= 0.044). Além disso, houve redução das concentrações de insulina (Δ -3.90; p=0.020) do marcador de resistência a insulina iHOMA-IR (Δ -0.91; p=0.017) e aumento das concentrações séricas de nesfatina (Δ +5.62; p=0.001). Houve também melhora da capacidade funcional, com aumento na velocidade no teste de caminhada (grupo whey protein: 0.07 m/s, p=0.02 vs grupo colágeno: 0.06 m/s, p=0.089). Conclusão: A proteína do soro do leite pode ser eficaz na redução da adiposidade, melhora da sensibilidade a insulina e aumento das concentrações de nesfatina, todos fatores de risco associados à obesidade.

Categorias: Defesa