O olhar da alimentação escolar pela lente do professor e do coordenador pedagógico

Este é o título da defesa pública de dissertação de Giovanna Angela Leonel Oliveira, que ocorrerá no dia 28/02/2018 às 09:00 no(a) Sala Murici.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma política pública universal que atua por meio da oferta das refeições escolares e das ações de Educação Alimentar e Nutricional. Nestas, o professor e o coordenador pedagógico se destacam como atores executores do PNAE, reconhecidos pela sociedade, como aquele que estimula os bons hábitos alimentares. Nesta ótica a pesquisa tem como objetivo representar socialmente os discursos do professor e do coordenador pedagógico sobre alimentação escolar. Para isto, foram entrevistados professores e coordenadores pedagógicos de 57 municípios, contemplando todas as regiões brasileiras. As entrevistas foram transcritas e analisadas pela técnica do Discurso Sujeito Coletivo e interpretados à luz da teoria das representações sociais. Os resultados principais encontrados é que a maioria dos discursos proferidos são reprodutores e arraigados no modelo assistencialista. Também, identificamos uma semelhança na compreensão de coordenadores pedagógicos e professores sobre alimentação escolar. Além disso, ressalta-se que os entraves para a efetiva participação desses atores na promoção da alimentação saudável são a falta de orientações da gestão e de articulação com o nutricionista responsável técnico do PNAE no município. Apesar de todos os avanços no Programa ainda se faz necessários processos de formação dos atores executadores, a fim de colaborar para a efetiva inserção prática da política.

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