Comportamento alimentar em adultos com a síndrome do obeso eutrófico: relações com polimorfismos nos genes FTO e SH2B1

Este é o título da defesa pública de dissertação de Rochelle Sobral de Assis Vasconcelos Lima, que ocorrerá no dia 23/02/2018 às 13:30H no Miniauditório Jatobá.

Objetivo: avaliar se o comportamento alimentar de indivíduos com Síndrome do Obeso Eutrófico é influenciado pelos polimorfismos FTO rs9939609 e SH2B1 rs7498665. Metodologia: estudo analítico, transversal, que incluiu 80 voluntários de ambos os sexos, recrutados em estudos anteriores, com Síndrome do Obeso Eutrófico (IMC eutrófico e percentual de gordura elevado). A genotipagem dos polimorfismos foi realizada e foram aplicados quatro questionários online, um a cada semana, os quais abordaram temas comportamentais, como atitudes alimentares desordenadas, escolhas alimentares do dia-a-dia, transtornos alimentares e imagem corporal, e desejo por doces, uso de comida como recompensa e busca de prazer. Resultados: a amostra composta de 80 indivíduos apresentou idade média de 26,9 ± 6,1, com 73,8% de mulheres. A frequência dos genótipos AA + AT do SNP FTO rs9939609 foi de 65% (52 indivíduos) e do genótipo TT foi de 35% (28 indivíduos). A frequência dos genótipos GG + AG do SNP SH2B1 rs7498665 foi de 59% (47 indivíduos), e do genótipo AA, de 41% (33 indivíduos). Não foram observadas diferenças significativas entre os resultados dos questionários e os genótipos. Porém, apesar de não significativa, as frequências de questionários apontando comportamentos inadequados foram maiores em indivíduos carreadores dos alelos de risco para os SNP FTO rs9939609 e SH2B1 rs7498665. Relacionando os genótipos e o consumo alimentar, a prevalência de consumo de lipídios acima da recomendação foi significativamente maior em carreadores do alelo A do SNP FTO rs9939609. Conclusão: o comportamento alimentar de adultos com Síndrome do Obeso Eutrófico não foi influenciado pelos polimorfismos FTO rs9939609 e SH2B1 rs7498665, porém, a presença do alelo de risco do polimorfismo no gene FTO parece ter influenciado as escolhas, visto que carreadores deste alelo apresentaram maior consumo de alimentos gordurosos, refletindo em pontos de comportamentos alimentares que envolvem escolhas e preferências.

Categorias: Defesa