Efeito da suplementação de curcumina e açafrão no perfil inflamatório e oxidativo de pacientes em hemodiálise

Este é o tema a ser apresentado no exame de qualificação de Clarice Carneiro Braga, que ocorrerá no dia 28/05/2018 às 08:30h no Miniauditório Jatobá

Introdução: A Doença Renal Crônica é considerada um problema de saúde global e está associada ao alto risco de morbimortalidade. O estado inflamatório desses pacientes, especialmente na fase dialítica, está relacionado com a ocorrência de várias complicações na doença renal. Nesse contexto, intervenções dietéticas assumem relevância na modulação dos níveis inflamatórios sistêmicos, uma vez que a alimentação fornece diversos componentes anti-inflamatórios e anti-oxidantes como os compostos bioativos. Objetivo: Avaliar o efeito da suplementação de curcumina e de açafrão sobre marcadores de inflamação e estresse oxidativo em pacientes em hemodiálise. Métodos: Ensaio clínico randomizado-controlado, duplo cego paralelo. A população elegível do estudo será composta por homens e mulheres, com idade entre 20 e 79 anos de um centro de hemodiálise na cidade de Goiânia. A randomização será realizada por sexo, idade e proteína C reativa ultra-sensível. Os indivíduos serão divididos em três grupos (n total= 51). A suplementação nutricional oral ocorrerá diariamente por 12 semanas. O grupo curcumina receberá 1g de extrato seco padronizado com >94% de curcuminoides, o grupo açafrão receberá 4g de açafrão e o grupo placebo receberá amido de milho. Para avaliação do estado inflamatório e oxidativo serão avaliados: PCR-us, Fator de Necrose Tumoral α, interleucina 6, interleucina 1, catalase, superóxido dismutase e glutationa peroxidase. Serão coletados dados de perfil demográfico, clínico, consumo alimentar e estado nutricional. Todos os pacientes assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As variáveis serão testadas quanto à normalidade com o teste Shapiro Wilk e serão obtidas estimativas da média e desvio padrão. Será utilizado teste t-Student pareado ou Wilcoxon signed-rank para comparações de médias intra grupo. Para avaliação do efeito da intervenção será utilizada análise de variância. As variáveis categóricas serão expressas em valores absolutos (n) e relativos (%) e será testada a homogeneidade dos grupos em relação às proporções pelo teste do Qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fischer bicaudal. Será considerado nível de significância de 5%.

Categorias: Qualificação