EFEITO DA AUTOINTENÇÃO SOBRE O COMPORTAMENTO ALIMENTAR, MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS E IMAGEM CORPORAL EM MULHERES COM EXCESSO DE PESO

Este é o tema a ser apresentado no exame de qualificação de Marília Bohnen de Barros, que ocorrerá no dia 31/08/2018 às 09:00h no Miniauditório Jatobá. 

INTRODUÇÃO: O sobrepeso e a obesidade são considerados um problema de saúde pública por serem um fator de risco para doenças crônicas não transmissíveis. Um dos desafios no tratamento e prevenção da obesidade é o grande número de fatores envolvidos em sua etiologia. Em busca de novas estratégias para o tratamento desses indivíduos, pesquisas investigando o efeito da meditação na perda de peso têm ganhado destaque na comunidade científica. A meditação pode ser realizada de várias formas e uma delas é a prática da intenção, que consiste num plano deliberado para praticar uma ação que levará a um resultado desejado. Assim, por meio do pensamento direcionado a um objetivo, tem-se a intenção. OBJETIVOS: Avaliar o efeito da autointenção sobre as medidas antropométricas, a percepção da imagem corporal e o comportamento alimentar em mulheres com excesso de peso. METODOLOGIA: Estudo piloto - Foi realizado um estudo piloto do tipo ensaio clínico, crossover, placebo-controlado por 30 dias com 17 mulheres com excesso de peso. As participantes foram divididas em dois grupos: controle e intervenção, o qual realizou a prática de autointenção duas vezes ao dia, por 30 dias. O período de washout foi de 30 dias. Todo o ensaio clínico foi realizado em ambiente virtual, de modo que as participantes receberam as instruções para realização das medidas antropométricas, para registro dos diários alimentares e o áudio contendo a autointenção por e-mail e Whatsapp. Ensaio clínico - Trata-se de um estudo de intervenção do tipo ensaio clínico, placebo controlado com mulheres adultas acima do peso (sobrepeso e obesidade). As participantes selecionadas foram randomizadas aleatoriamente em dois grupos: controle e intervenção. A intervenção foi realizada em oito semanas e, ao final deste período, o grupo controle recebeu orientações para prática da autointenção sem haver coleta de dados. Foram avaliados dados antropométricos, registros alimentares, percepção da imagem corporal e comportamento alimentar.

Categorias: Qualificação