Fatores Associados ao Ambiente Educacional e sua Percepção por Estudantes de Nutrição Participantes ou não das Ações Afirmativas

Este é o tema a ser apresentado no exame de qualificação de Ana Paula Abrão Mello, que ocorrerá no dia 14/08/2018 às 08:30h no Miniauditório Jatobá.

Introdução: O ambiente educacional é capaz de modificar o comportamento e o perfil afetivo emocional do estudante. Os sentimentos, o comportamento, a comunicação, a aprendizagem e a performance são fatores passíveis de sua mudança, que podem ser favoráveis ou não ao desempenho do estudante. Objetivo: Avaliar os fatores associados ao ambiente educacional e sua percepção por estudantes de Nutrição participantes ou não das Ações Afirmativas. Metodologia: Estudo transversal analítico realizado com 141 estudantes do Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás, no período de 2015/1 a 2018/1, sendo 111 não participantes (NAA) e 30 participantes das Ações Afirmativas (AA). Foi utilizado o questionário Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM), composto por 50 questões distribuídas em cinco dimensões para avaliar o ambiente educacional pela percepção da aprendizagem, dos professores, dos resultados acadêmicos, do ambiente geral e das relações sociais. Resultados: A maior parte dos participantes era do sexo feminino (95,74%), com idade média de 23 (± 3,10 anos); brancos (56,74%); solteiros (90,00%) e sem filhos (95,62%). A pontuação geral do DREEM foi 114,78 pontos, indicando um ambiente mais positivo que negativo. Por outro lado, a média das assertivas foi 2,5, o que representa áreas problemáticas no curso. Foi possível observar que em relação à dimensão de percepção da aprendizagem e relações sociais houve diferenças significativas entre estudantes AA e NAA com relação as assertivas: “O ensino se preocupa em desenvolver minha competência” (2,97;2,60, p=0,038), “Raramente me sinto sozinho” (1,70;2,30, p=0,018) e “Moro em lugar confortável” (2,90;3,53, p=0,005). Associações entre um ambiente educacional positivo ou negativo foram verificadas por fatores estressores, dificuldade significativa ou crise emocional, dentre outras características sócio demográficas, econômicas e culturais. Diante disso, é necessário intervenção em pontos específicos e manutenção ou aperfeiçoamento em outros, para melhoria do ambiente educacional da instituição.

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