Avaliação da gestão municipal do Programa Nacional de Alimentação Escolar em cidades goianas
Este é o tema a ser apresentado no Exame de defesa de dissertação de Mestrado de Thais de Paula Marques, orientado (a) pelo (a) professor (a) Karine Anusca Martins, que ocorrerá no dia 14/01/2020 às 14:00h no Miniauditório Jatobá – FANUT/UFG.
Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar destaca-se por ser a política pública na área de Segurança Alimentar e Nutricional mais antiga e que abrange todos os municípios brasileiros ao ofertar refeições aos escolares e desenvolver ações de Educação Alimentar e Nutricional. A avaliação da gestão municipal do Programa pode identificar os fatores que a influenciam além de contribuir para aprendizados e subsídios aos gestores públicos de municípios. Objetivo: Avaliar a gestão municipal do Programa Nacional de Alimentação Escolar em cidades de Goiás. Metodologia: Estudo transversal analítico. Foram selecionados 33 municípios do estado de Goiás. A coleta de dados foi realizada em 2018, por meio de aplicação de questionário semiestruturado in loco com o gestor do Programa Nacional de Alimentação Escolar do município ou representante indicado, além de análise documental. As variáveis do estudo foram divididas em elementos para avaliação da gestão sendo eles dimensões, subdimensões e indicadores definidos por uma matriz avaliativa validada. Para avaliar as associações das dimensões e subdimensões foi utilizada a correlação de Spearman. Resultados: Na avaliação geral da gestão municipal do PNAE, a maioria dos municípios apresentou a classificação da gestão ruim (n=23; 69,7%), oito (24,2%) com classificação regular e apenas dois (6,1%) foram classificados como bom. A subdimensão recursos e atuação intersetorial se destacaram, por apresentar maior número de correlações. Recursos foi correlacionado positivamente, com as subdimensões atuação intersetorial (0,669; p < 0,01), monitoramento alimentar e nutricional (0,509; p<0,05) e atuação pedagógica (0,539; p < 0,01). Já a atuação intersetorial, foi associada com controle social (0,427; p<0,05), monitoramento alimentar e nutricional (0,502; p<0,01) e atuação pedagógica (0,539; p<0,01) Conclusão: Os resultados da pesquisa permitiram verificar que a maioria dos municípios goianos avaliados tiveram a classificação da gestão ruim. Contudo, essa avaliação possibilitou identificar que a gestão desses municípios necessita ser fortalecida na área dos recursos humanos, financeiros, a atuação intersetorial e atuação pedagógica.