Efeito placebo sobre aderência à mudanças alimentares, treinamento, capacidade aeróbica e adiposidade em mulheres acima do peso
Este é o tema a ser apresentado no Exame de defesa de dissertação de Mestrado de Gislene Batista Lima, orientada pelo professor Paulo Roberto Viana Gentil, que ocorrerá no dia 20/02/2020 às 14:00h no Miniauditório Jatobá.
O efeito placebo vem sendo amplamente estudado nos últimos anos. Estudos com placebo no campo da nutrição esportiva têm demonstrado que pode melhorar a rendimento, especialmente quando o indivíduo já tomou determinada substância para tal. No emagrecimento o efeito placebo pode aumentar a aderência ao tratamento melhorando o nível de exercício físico e induzindo a mudanças alimentares. Este estudo teve com objetivo avaliar o efeito placebo na aderência à mudanças nos hábitos alimentares, treinamento, capacidade aeróbica e adiposidade de mulheres acima do peso. Para isso foram avaliadas 38 mulheres antes e após 8 semanas de tratamento realizando antropometria, teste ergoespirométrico, recordatório de 24h e Questionário de frequência alimentar. Os dados indicam que após 8 semanas as mudanças antropométricas com geraram mudanças estatisticamente significativa. Embora o efeito placebo não tenho sido gerado nas participantes é possível perceber que as mesmas acreditam que seus esforços em mudar hábitos de vida são capazes de auxiliar no emagrecimento e que as cápsulas ingeridas por si só não faz milagres.