Ambiente alimentar e da atividade física percebidos, e seus fatores associados em indivíduos adultos residentes em município de grande porte

Este é o tema a ser apresentado no Exame de Qualificação de Mestrado de Maria Das Graças Freitas de Carvalho, orientada pela professora Maria do Rosário Gondim Peixoto, que ocorrerá no dia 16/04/2020 às 14:00h Via webconferência.

Introdução: É crescente o interesse da saúde pública no estudo sobre as relações entre o ambiente físico em que os indivíduos vivem e os desfechos de saúde. Nesse contexto, o ambientar alimentar e o da prática de atividade física têm sido estudados enquanto determinantes do estado nutricional e promotores de desigualdades no acesso à alimentos. Objetivo: Investigar a associação entre o ambiente alimentar e da atividade física percebidos, com as práticas alimentares, o comportamento alimentar, o estado nutricional, a situação de saúde e o estado de segurança alimentar de indivíduos adultos residentes na cidade de Goiânia, Goiás. Material e métodos: Estudo de delineamento transversal que será realizado nos sete distritos sanitários (Norte, Sul, Oeste, Leste, Sudoeste, Campinas-Centro e Noroeste) da cidade de Goiânia, estado de Goiás, Brasil. Serão entrevistados 1690 indivíduos usuários do sistema público de saúde que serão estratificados por sexo e idade. A coleta de dados será realizada por meio de entrevista face a face. Resultados esperados: Espera-se contribuir com a produção de conhecimento sobre a influência do ambiente alimentar e da prática de atividade física, sobre as práticas alimentares individuais, o estado nutricional e a Insegurança Alimentar. Ressalta-se ainda a potencial contribuição deste estudo para políticas públicas de prevenção e intervenção no ambiente comunitário do indivíduo, tornando-o um espaço gerador de saúde e não de doença.