
Diagnóstico da organização, gestão e cuidado nutricional ofertado às pessoas com sobrepeso e obesidade na atenção primária à saúde na cidade de Goiânia-GO
Este é o tema a ser apresentado no Exame de Qualificação de Mestrado de Karine Alves Mariani, orientada pela professora Maria do Rosário Gondim Peixoto, que ocorrerá no dia 27/08/2021 às 09:30h via webconferência.
Introdução: A obesidade é reconhecida como uma pandemia e, já há algumas décadas, tem sido apontada como prioridade na agenda das políticas públicas em âmbito internacional e nacional. Apesar do excesso de peso ser um dos mais importantes problemas de saúde pública e o Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), ser o principal propositor de ações, não há estudos de avaliação da organização do cuidado nutricional na atenção primária a saúde em Goiânia. Objetivo: Avaliar o diagnóstico da organização, gestão e cuidado nutricional para o enfrentamento do excesso de peso na atenção primária à saúde na cidade de Goiânia-GO. Material e métodos: Estudo de delineamento transversal que será realizado nos sete distritos sanitários (Norte, Sul, Oeste, Leste, Sudoeste, Campinas-Centro e Noroeste) da cidade de Goiânia, estado de Goiás, Brasil.. Os dados serão coletados por meio de um questionário eletrônico semiestruturado e autoaplicável, dirigido aos profissionais de saúde de âmbito municipal com base em instrumento elaborado previamente pelo Ministério da Saúde. Serão analisadas as questões referentes identificação do respondente, análise do território, Implementação da Linha de Cuidado para Sobrepeso/Obesidade-LCSO, organização do cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade, formação de profissionais para o cuidado às pessoas com sobrepeso/obesidade, instrumentos/ferramentas de apoio à atenção nutricional, monitoramento e avaliação relacionada ao cuidado das pessoas com sobrepeso/obesidade. Resultados esperados: Com este estudo, espera-se conhecer quais ações são desenvolvidas por profissionais da atenção primária para a prevenção e controle do excesso de peso. Espera-se também identificar as diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição que são contempladas no cuidado de indivíduos com sobrepeso e obesidade. Espera-se ainda criar embasamento científico que subsidie estratégias locais para o enfrentamento e controle do excesso de peso.