card-campus-colemar-ufg

Estado Nutricional de Gestantes de Goiás: Série Histórica de 2009 a 2019 e Associação com Indicadores Socioeconômicos

Este é o tema a ser apresentado no Exame de Qualificação de Mestrado de Denise Alves Oliveira, orientada pela professora Maria do Rosário Gondim Peixoto, que ocorrerá no dia 30/08/2021 às 14:00h via webconferência.

Link da videochamada: https://meet.google.com/bhz-zukc-qqo

O estado nutricional da gestante tem função determinante sobre os desfechos gestacionais. A gestação pode implicar riscos nutricionais maternos e fetais, sendo necessário a Vigilância em Saúde da gestante. Dentre os componentes da Vigilância em Saúde tem-se a Vigilância Alimentar e Nutricional realizada por meio do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Objetivo: Descrever a evolução do estado nutricional de gestantes com base nos dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional no estado de Goiás no período de 2009 a 2019. Metodologia: Trata-se de estudo tipo série temporal, pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem quantitativa. Foram utilizados dados secundários, de domínio público, provenientes dos relatórios públicos do SISVAN Web. Os dados obtidos foram transcritos para uma planilha em Programa Microsoft Excel Office. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Foi aplicado nas análises bivariadas o teste Qui-Quadrado, com critério de significância p<0,05.
Para análise da série temporal foi realizada a regressão de Prais-Winsten sendo considerado o nível de significância de 5%.