card-campus-colemar-ufg

Potencial prebiótico dos resíduos de puçá (Mouriri elliptica Mart.) e gabiroba (Campomanesia adamantium (Cambess.)) O. Berg em diferentes espécies de micro-organismos probióticos

Este é o tema a ser apresentado no Exame de defesa de dissertação de Mestrado de Jéssica Pereira Barbosa , orientada pela professora Patrícia Amaral Souza Tette, que ocorrerá no dia 30/08/2021 às 14:00h via webconferência.

Link da videochamada: https://meet.google.com/uex-rmng-swm

Puçá (Mouriri elliptica Mart) e gabiroba (Campomanesia adamantium (Cambess.) O. Berg) são frutos do Cerrado com alta qualidade nutricional e teor de compostos bioativos comprovadamente benéficos à saúde. Devido às suas características favoráveis à produção de alimentos, o processamento de frutas pode gerar um volume significativo de resíduos, compostos principalmente por casca e sementes, que são nutricionalmente relevantes e podem ser adicionados à alimentação humana, podendo apresentar potencial prebiótico. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar o potencial prebiótico de resíduos liofilizados de puçá (PR) e gabiroba (GR). Para isso, a caracterização dos resíduos foi realizada por meio de parâmetros físico-químicos, compostos fenólicos e teores de açúcares. A capacidade fermentativa de Lactobacillus acidophilus LA-05, Lactobacillus casei L-26 e Bifidobacterium animalis subsp. lactis BB-12 e o escore de atividade prebiótica (PAS) na presença de duas cepas de Escherichia coli foram avaliados. PR e GR apresentaram elevados teores de fibra alimentar (55,70% e 65,29%), lipídios (18,48% e 13,05%) e PR apresentou considerável teor de carboidratos (12,90%). O cultivo dos probióticos em meio com PR e GR (20 g.L-1) apresentou contagens bacterianas elevadas (9,27-13,23 log UFC.mL-1), pH diminuído e PAS positivo para todas as cepas. Ambos os resíduos foram utilizados como fonte de carbono para o crescimento das bactérias probióticsa ao longo do tempo de incubação. Portanto, os resíduos de puçá e gabiroba são potenciais ingredientes prebióticos para uso na formulação de alimentos, aumentando o valor nutricional e reduzindo os impactos negativos ao meio ambiente que seus descartes podem ocasionar.