card-campus-colemar-ufg

EXAME DE QUALIFICAÇÃO: Daniela Santana de Souza

O evento ocorrerá no dia 23/08/2022, às 14:00h Via webconferência.

Link da videochamada: https://meet.google.com/ahr-cuft-mbj

Título do trabalho:

Avaliação físico-química, compostos bioativos e atividade antioxidante em pimentas Capsicum Comerciais e do Banco de Germoplasmas da Universidade Federal de Goiás.

Orientador(a):

Luis Carlos Cunha Junior.

Resumo:

As pimentas do gênero Capsicum são cultivadas em todo o Brasil por agricultores familiares e possuem elevada importância socioeconômica e para a saúde humana. As pimentas podem ser consumidas in natura ou em forma de subprodutos, como molhos, conservas, pápricas e geleias. As características físicas, químicas, compostos bioativos e atividade antioxidante estão relacionadas com a qualidade da pimenta e saúde humana. Desta forma, objetivou-se no presente trabalho avaliar pimentas provenientes de um banco de germoplasmas e comerciais para consumo in natura e como matéria prima de produtos com potencial de produção na agricultura familiar. Para tal, foram avaliadas as características físicas, químicas, compostos bioativos e atividade antioxidante de pimentas do gênero Capsicum amplamente comercializadas e do banco germoplasmas produzidas de maneira isonômica fitotecnicamente. Os frutos foram caracterizados quanto a matéria seca, sólidos soplúveis, pH, acidez titulável, vitamina C, cor, pungência (capsaicinóides), polifenóis e atividade antioxidante. Foram realizadas média e desvio-padrão dos resultados, e em seguida, foram realizadas análise de variância e teste de Tukey. Ao analisar os resultados preliminares obtidos, pode-se observar que as pimentas do Banco de Germoplasmas da Universidade Federal de Goiás em determinados parâmetros apresentaram resultados possivelmente mais satisfatórios para as indústrias de alimentos, farmacêutica e cosmética quando comparadas as pimentas Comerciais. Enquanto isso, em outros parâmetros analisados, as pimentas Comerciais podem ter apresentado resultados que podem trazer melhores benefícios a depender do destino das pimentas. A partir da obtenção dos dados deste estudo é possível orientar agricultores familiares quanto ao potencial de comercialização das pimentas, possibilidade de produção de subprodutos e a viabilidade de reprodução das sementes adquiridas no comércio varejista.