
EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO: Lara Gomes Mainardi
O evento ocorrerá no dia 29/11/2022, às 08:30h, via webconferência.
Link da transmissão: https://meet.google.com/qvb-wkvp-eax
Título do trabalho:
Associação entre ângulo de fase e parâmetros hematológicos em pacientes hospitalizados com câncer de trato gastrointestinal e órgãos acessórios de digestão.
Orientador:
Gustavo Duarte Pimentel.
Resumo:
Justificativa e Objetivo: Pacientes com câncer apresentam alterações metabólicas que contribuem para alterações hematológicas. O Ângulo de Fase (AF), derivado da Análise de Impedância Bioelétrica (BIA), é considerado uma boa ferramenta para avaliar a integridade celular, mas a relação entre AF e parâmetros hematológicos não está totalmente elucidada. Assim, o objetivo deste estudo é verificar a associação entre os valores de células hematológicas e o AF em pacientes com câncer do trato gastrointestinal e órgãos acessórios da digestão.
Métodos: Foi realizado um estudo transversal com 75 pacientes (32 mulheres e 43 homens) diagnosticados com câncer do trato gastrointestinal e órgãos acessórios da digestão. Os níveis sanguíneos de hemoglobina (Hb) e hematócrito (HCT) foram avaliados pelo método da cianometemoglobina e do microhematócrito, respectivamente. A composição corporal e o AF foram avaliados pela BIA. O ponto de corte utilizado para classificar pacientes com baixa AF foi definido como <4º.
Resultados: Participaram do estudo 75 pacientes, dos quais 35% apresentaram valores baixos de AF. Observamos no estudo que peso corporal, IMC, Hb, HCT e AF foram menores no grupo AF < 4 do que no grupo AF ≥ 4 e % de perda de peso são maiores no grupo AF < 4. Além disso, na análise de regressão, encontramos uma relação positiva entre AF com HCT (β=0,06; p=0,0002) e Hb (β=0,31; p<0,0001) sem ajuste e entre AF com HCT (β=0,04; p =0,005) e Hb (β=0,27; p<0,001) com ajuste.
Conclusão: Em pacientes com câncer de órgãos gastrintestinais e acessórios da digestão houve associação positiva entre marcadores de células hematológicas e AF.