Dúvidas frequentes

Respostas para as principais dúvidas acerca do Mestrado e do Doutorado em Nutrição e Saúde da UFG.

 

O curso é GRATUITO?

Sim, o mestrado e o doutorado em Nutrição e Saúde da UFG é totalmente gratuito, não sendo cobradas deste modo mensalidades dos alunos. A única taxa cobrada é a da inscrição no processo seletivo.

 

Que DIAS e HORÁRIOS acontecem as aulas?

As aulas das disciplinas ofertadas por nosso Programa são PRESENCIAIS, e podem ocorrem nos turnos matutino e vespertino, e se concentram preferencialmente na segunda, terça e quarta-feira. As aulas podem ocorrer semanalmente ou podem ser ofertadas de forma intensiva (ministrada em poucos dias com maior carga horária em cada dia). No início de cada semestre é divulgado o horário de aulas, com as disciplinas e horários em que serão ministradas. Caso o aluno opte, é possível concluir os créditos de disciplinas ainda no primeiro ano de mestrado, podendo dedicar o segundo ano apenas para o desenvolvimento de sua pesquisa.

 

Como/quando me inscrever para a SELEÇÃO do Programa?

O processo seletivo ocorre anualmente. >>>> Confira como foi o último processo seletivo: <clique aqui> <<<<

O edital é publicado na página www.ppgnut.fanut.ufg e divulgado no perfil do programa no Instagram @fanutufg, e página da Fanut no Facebook "Faculdade de Nutrição da UFG". Você pode também se cadastrar para receber informações sobre o próximo Processo Seletivo, para isto clique aqui.

 

Não sou graduado em Nutrição, posso me inscrever no processo seletivo?

O público alvo do processo seletivo é divulgando via edital de seleção. O edital normalmente é divulgado no início do segundo semestre de cada ano. No edital do processo seletivo atual, a exigência em relação ao público é:  
"Poderão participar do Processo Seletivo ao Mestrado do PPGNUT, todos(as) os(as) portadores(as) de Diplomas de cursos de Graduação, devidamente reconhecidos pelo MEC, em Nutrição ou em áreas afins, bem como concluintes de Graduação, desde que comprovem a conclusão do referido curso em data anterior à matrícula no Programa. Poderão participar do Processo Seletivo ao Doutorado
todos(as) os(as) portadores(as) de Diplomas de cursos de Graduação e de Mestrado, em Nutrição ou em áreas afins, devidamente reconhecidos e/ou recomendados pela CAPES/MEC; bem como concluintes de Mestrado, desde que comprovem a conclusão do referido curso, em data anterior à matrícula no Doutorado."

 

Como me preparar para a SELEÇÃO do Programa?

Os candidatos interessados em cursar a pós-graduação (mestrado e doutorado) no PPGNUT podem se preparar da seguinte maneira:

a) Adquirir um bom nível de interpretação de artigos científicos em inglês;

b) Realizar iniciação científica durante sua graduação, e/ou participar como voluntário de pesquisa em um dos grupos de pesquisa do PPGNUT;

c) Cursar disciplinas do PPGNUT como estudante especial. 

 

Sou ESTRANGEIRO e quero me inscrever no Programa, o que devo fazer?

Você pode participar normalmente do processo seletivo para alunos regulares que ocorre anualmente. Para isto você deve vir fazer as provas presencialmente na data divulgada no edital. O edital do processo seletivo é publicado na página www.ppgnut.fanut.ufg.br . Você pode também se cadastrar para receber informações sobre o Processo Seletivo, para isto clique aqui.

Outra alternativa seria tentar se inscrever em algum programa de convênio para estudantes estrangeiros, como por exemplo o PEC PG: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg

 

Como CONTACTAR os(as) professores(as) do Programa para falar sobre a proposta de Trabalho de Dissertação/Tese?

Para que a proposta de trabalho de dissertação/tese esteja alinhada com os projetos em andamento do orientador pretendido, é recomendado que o(a) candidato(a) pesquise estas informações no Currículo Lattes do(a) professor(a), e que, se possível, converse com o(a) mesmo(a) acerca deste assunto. Os contatos e os links para o currículo dos professores do PPGNUT estão disponíveis na página: https://ppgnut.fanut.ufg.br/p/2578-docentes-credenciados

 

Preciso ter CURSADO cursado pós-graduação lato sensu (ESPECIALIZAÇÃO) para me inscrever no processo seletivo do mestrado?

Não. Qualquer pessoa graduada ou em fase de conclusão de curso de graduação em Nutrição ou áreas afins pode se inscrever no Processo Seletivo do mestrado.  

 

Como faço para ter direito à BOLSA de mestrado?

A bolsa de mestrado constitui-se de um valor em dinheiro que o estudante recebe todo mês. O objetivo desta bolsa é promover a formação de recursos humanos de alto nível.

A distribuição de bolsas de demanda social da CAPES será realizada com base na nota do processo seletivo para ingresso no PPG - Nut e no interesse (formalizado) do estudante receber a bolsa. A formalização do interesse na bolsa é feito na ocasião da primeira matrícula no Programa.

Existem também as bolsas FAPEG, e CNPq. A FAPEG e o CNPq normalmente lançam o edital no primeiro semestre de cada ano. O aluno deve ficar atento e se inscrever. Nestas duas modalidades de bolsa é levando em consideração a proposta de projeto de pesquisa, dentre outros critérios.

Mais informações:

Bolsas Capes: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/2181
Bolsas Fapeg: www.fapeg.go.gov.br
Bolsas CNPq: http://www.cnpq.br/web/guest/apresentacao13

 

Como me inscrever como ESTUDANTE ESPECIAL? Como funciona?

Estudante especial é aquele inscrito em disciplinas isoladas dos cursos de Mestrado, Acadêmico ou Profissional, ou de Doutorado. A cada semestre, divulgamos por meio de Edital do processo seletivo, as vagas disponíveis para os estudantes especiais nas disciplinas oferecidas, bem como os requisitos exigidos para seu ingresso. Os estudantes especiais poderão cursar em nosso Programa até cinquenta por cento do número de créditos exigidos, no intervalo de cinco anos, sendo esses créditos passíveis de aproveitamento.

 

Como participar como SUJEITO DE PESQUISA?

O interessado deverá entrar em contato com o pesquisador por meio do email disponível na página do PPGNUT. Recomenda-se que avalie o Lattes do professor para verificar as linhas de pesquisa de interesse. 

 

Como participar como VOLUNTÁRIO EM PROJETO DE PESQUISA?
Caso tenha interesse em participar de projetos de pesquisa, ajudando em coleta de dados tipo iniciação científica, o interessado deverá entrar em contato com o pesquisador por meio do email disponível na página do PPGNUT (clique aqui para acessar e-mails). Recomenda-se que avalie o Lattes do professor para verificar as linhas de pesquisa de interesse. 
É interessante participar dos projetos de pesquisa pois o futuro estudante de mestrado adquirirá experiência em pesquisa além de receber certificado de participação (que contará como pontos no processo seletivo). 

 

Como posso saber MAIS SOBRE o Mestrado em Nutrição e Saúde?

a) Acesse o site www.ppgnut.fanut.ufg.br ; b) Acesse o perfil no Instagram @fanutufg; c) Envie-nos dúvidas para o e-mail ppgnut.fanut@ufg.br; d) Inscreva-se para receber novidades <clique aqui>; e) Faça-nos uma visita.

 

Caso tenha alguma sugestão de pergunta para incluir nesta página envie-nos um e-mail (ppgnut.fanut@ufg.br)