Impacto da substituição do sal convencional pelo sal light sobre a pressão arterial de hipertensos

A bolsista PIBIC Ensino Médio, Luísa Martins, entrevistou a mestre em Nutrição e Saúde, Carolina Lôbo de Almeira Barros sobre os resultados de sua pesquisa de mestrado. Confira a entrevista.

De que tratou sua pesquisa?

Por que foi feita a pesquisa? Qual foi a motivação?

A pesquisa foi realizada graças ao crescente interesse que as pessoas têm dado a tudo que se relaciona à alimentação saudável e prevenção de doenças. Muitas pesquisas já comprovaram que o consumo elevado de sódio (componente do sal) pode interferir na pressão arterial e, essa pesquisa, especificamente, foi realizada para avaliar o efeito do uso de um sal diferente no controle da pressão de pacientes já diagnosticados como hipertensos.

Quais as fontes de dados utilizadas na pesquisa?

Como referencial teórico, foram utilizadas diversas pesquisas divulgadas em revistas científicas da área da saúde, principalmente na parte de nutrição e cardiologia, e também livros da área. A pesquisa contou com pacientes atendidos na Liga de Hipertensão do Hospital das Clínicas da UFG.

Quais as dificuldades que teve durante a pesquisa?

A principal dificuldade, no meu ver, está em conseguir formar a sua amostra de estudo, já que você depende de um consentimento e da boa vontade dos participantes. Além disso, eles precisam compreender a importância da sua participação na pesquisa, pois, sem essa compreensão, não fazem da forma correta e podem acabar prejudicando os resultados do estudo.

Quais resultados obtidos?

Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, visto que houve redução significativa de todos os valores de pressão avaliados após a substituição do sal comum pelo sal com menos sódio, ou seja, a ingestão de sal light foi capaz de reduzir a pressão desses pacientes.

Em que aspecto sua pesquisa contribuiu para o conhecimento científico?

Esta pesquisa reforçou os dados já divulgados na literatura, enfatizando-se a importância de se moderar no consumo do sal, independente da presença ou não de hipertensão arterial. Além disso, propôs uma estratégia para redução do sal comum, que seria justamente a utilização desse sal com menor teor de sódio (sal light). De forma geral, esses dados contribuem para a conscientização da população sobre a importância de se ter uma alimentação saudável para prevenir doenças crônicas.

Qual a importância da divulgação dos resultados de sua pesquisa para a população?

Como dito anteriormente, os dados possibilitam uma conscientização da população com relação à promoção da saúde e prevenção de doenças a partir de uma alimentação saudável, moderada em sal e outros alimentos ricos em sódio. Vale aquele velho ditado “melhor prevenir do que remediar”.

Em que a experiência em pesquisa científica contribuiu para sua carreira?

Essa experiência reforçou meus estudos desde a época da faculdade e possibilitou uma aplicação mais prática aos meus pacientes, visto que um exemplo “vivido” é mais impactante do que um exemplo apenas “ouvido” ou “lido”, ou seja, quando você tem o contato direto com a realidade, a atuação profissional se torna mais natural e você consegue ter mais resultados com seus pacientes ao citar exemplos que você mesma pôde presenciar.

Carolina Lôbo de Almeida Barros é Formada em Nutrição, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Nutrição e Saúde (UFG) e pós-graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva (PUC-GO). Trabalha com atendimento em consultório, no Espaço Integrare, e domiciliar, com o serviço de Personal Diet.

carolina barros