Um suplemento esportivo promissor na melhora do desempenho físico de atletas – Curcuma Longa L. (açafrão)

Estudo visa relacionar suplemento esportivo com base na raiz do açafrão ao melhor desempenho físico de atletas.

A curcumina, o componente amarelo-alaranjado do açafrão, é um polifenol natural isolado do rizoma da planta Curcuma Longa L. Durante séculos, a curcumina tem sido utilizada como corante, especiaria ou com finalidades medicinais. Nos últimos anos, estudos in vitro, in vivo e clínicos sugerem que a curcumina possui propriedades anticancerígena, antiviral, antiartrítica, antiamilóide, antiaterosclerótica, antioxidante e anti-inflamatória. Em um estudo realizado em 2007 a suplementação de curcumina em ratos reduziu a inflamação e marcadores de lesão muscular induzidos pelo exercício excêntrico e em decorrência desses efeitos foi observado um melhor desempenho físico.

No Programa de Pós Graduação em Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Goiás, a mestranda Camila Lemos Pinto e o Prof. Dr. João Felipe Mota estão estudando os efeitos da suplementação de Curcuma Longa L. (raiz do açafrão) sobre marcadores de estresse oxidativo e inflamação em atletas praticantes de corrida após a prática de um exercício de endurance exaustivo. O estudo é do tipo randomizado, duplo-cego com atletas de corrida.  A hipótese do trabalho é que a suplementação de Curcuma Longa L. reduz os estados oxidativo e inflamatório, e consequentemente o marcador de lesão muscular após a prática de um exercício exaustivo. Esta pesquisa inovadora e inédita tem capacidade de gerar conhecimento e mais estudos no campo da nutrição esportiva, podendo contribuir com a melhora do estado de saúde e o desempenho de atletas e desportistas que treinam diariamente e participam frequentemente de competições.

Embora ainda não haja consenso sobre os benefícios dos suplementos antioxidantes na prevenção de lesão muscular, esse estudo suporta a ideia de que a Curcuma Longa L. induz eventos celulares adaptativos que reduzem os estados oxidativo e inflamatório, podendo contribuir para reparação e recuperação da função muscular. Confirmando esta hipótese, a pesquisa contribuirá para o desenvolvimento de um novo suplemento alimentar capaz de beneficiar estes atletas.

O campo da nutrição esportiva ainda é novo e merece destaque, principalmente devido aos eventos esportivos que já estão acontecendo e ainda acontecerão no Brasil. As pesquisas nesta área, além de possibilitar melhor rendimento aos atletas, permitirão o desenvolvimento de novos suplementos capazes de contribuir para o bem estar e a diminuição dos riscos iminentes às práticas esportivas de alto rendimento.

 

Camila Lemos Pinto

Mestranda do PPG em Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde desenvolve pesquisas na área de Bioquímica da Nutrição e Suplementação Nutricional. Possui graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011). Especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Universidade de São Paulo (2013).

Camila Lemos