Defesa: Incidência de sintomas gastrintestinais, fatores associados e efetividade do tratamento nutricional em pacientes adultos com HIV/AIDS

A mestranda Annelisa Silva e Alves de Carvalho Santos, orientanda da profª drª Erika Aparecida da Silveira, defenderá sua dissertação no dia 26/02/2014 às 14:00h no Miniauditório Jatobá - FANUT/UFG. Saiba mais sobre a pesquisa.

Resumo

Objetivou-se investigar incidência de sintomas gastrintestinais (SGI), fatores associados e efetividade do tratamento nutricional e do uso de simbiótico na redução dos sintomas em pacientes adultos com HIV/AIDS. O presente estudo está aninhado a coorte ambulatorial de 337 pacientes com idade ≥ 19 anos, com HIV/AIDS, em uso ou não de terapia antirretroviral (TARV), que se consultaram no Ambulatório de Doenças Infectoparasitárias do Hospital das Clínicas no período de outubro/2009 a julho/2011 e está dividido em duas partes. A primeira consistiu em análise dos pacientes encaminhados para consulta de nutrição. Investigou-se incidência de náusea e/ou vômito, dispepsia, pirose, diarreia, constipação e flatulência na última semana, sendo a variável desfecho para a análise dos fatores associados a presença de três ou mais SGI. Verificou-se associação com variáveis socioeconômicas, clínicas e nutricionais através de razão de incidência (RI) com intervalo de confiança de 95% (IC95%) e significância estatística quando p<0,05. Realizou-se análise multivariada por regressão de Poisson quando p<0,20 na análise bivariada. A segunda parte consistiu em ensaio clínico randomizado duplo cego com pacientes em uso de TARV com pelo menos um SGI, alocados em dois grupos de tratamento, dieta + placebo (DPLA) e dieta + simbiótico (DSIM), cujo desfecho foi avaliação dos SGI supracitados antes e após intervenção. Analisou-se diferença intragrupos por teste de McNemar com nível de significância estatística p<0,10 por intenção de tratar. Todos os pacientes assinaram termo de consentimento livre e esclarecido. Entre 290 pacientes, incidência de três ou mais SGI foi 28,8% (IC95% 23,17 – 33,84) e de um sintoma 74,48%. Sexo feminino (RI 2,29; IC95% 1,63 – 3,22) e tabagismo (RI 1,93; IC95% 1,30 – 2,88) foram fatores significativamente associados SGI após análise multivariada. Dos 337, 64 pacientes foram randomizados nos dois grupos de tratamento em razão de 1:1. DPLA foi eficiente em reduzir pirose e diarreia. DSIM reduziu náusea e/ou vômito, dispepsia, diarreia e constipação. Observou-se elevada incidência de SGI em PVHA, principalmente entre mulheres e tabagistas. Ambos tratamentos mostraram efeitos positivos na redução de SGI, reforçando importância do tratamento nutricional em pessoas vivendo com HIV/AIDS e possibilidade de uso do simbiótico na prática clínica para controle dos SGI.

Palavras-chave: trato gastrintestinal, incidência, alimento funcional, terapia nutricional, HIV, terapia antirretroviral de alta atividade.