Compreensão de nutricionistas da alimentação escolar sobre educação alimentar e nutricional

Este é o título da dissertação que será defendida no dia 29/05/2015 às 8h no Miniauditório Jatobá/FANUT/UFG pela mestranda Gabriela Benevides Soares. Saiba mais. 

A educação alimentar e nutricional (EAN) tem passado por mudanças conceituais e
metodológicas ao longo das últimas décadas. No âmbito da alimentação escolar, a
EAN representa um dos eixos de ação do Programa Nacional de Alimentação
Escolar (PNAE), sendo competência do nutricionista coordenar e realizar essas
ações em conjunto com a escola, num contexto onde sejam contínuas,
permanentes, problematizadoras e transversais. O objetivo deste trabalho foi
conhecer a compreensão dos nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação
Escolar sobre a educação alimentar e nutricional. Trata-se de um estudo descritivo
exploratório por meio de entrevistas a 55 nutricionistas da alimentação escolar de 55
municípios das cinco macrorregiões brasileiras. Os dados foram coletados de março
a novembro de 2013 utilizando um roteiro semiestruturado. Os sujeitos foram
questionados quanto à sua compreensão sobre educação alimentar e nutricional,
seu papel na realização dessas ações e quais fatores motivam e dificultam o
desenvolvimento das ações de EAN no PNAE. A análise dos dados foi realizada
pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, identificando as figuras metodológicas
(expressões-chave e ideias centrais) para a construção do discurso. Os resultados
evidenciaram que os nutricionistas entrevistados compreendem a EAN como sendo
um processo de ensino-aprendizagem sobre alimentação e que seu papel para o
desenvolvimento destas é ensinar sobre alimentação e nutrição. O fator motivador
mais recorrente nas respostas foi a necessidade de formar hábitos alimentares
saudáveis. Apesar de reconhecerem a necessidade de continuidade nas ações e de
formação de multiplicadores, a realização da EAN está condicionada à presença do
nutricionista. Tal fato pode justificar a maior dificuldade relatada para sua realização
no ambiente escolar, que é a falta de tempo e/ou de profissionais em numero
suficiente no quadro técnico.
Palavras- chave: educação alimentar e nutricional; nutricionistas; alimentação
escolar.