pnae

Fatores Associados à Não Adesão e à Não Aceitação da Alimentação Escolar por Alunos de Escolas Públicas de Tempo Integral

Este é o título da defesa pública de dissertação da aluna Nágila Araújo de Carvalho,  que ocorrerá no dia 07/12/2015 às 14h no Miniauditório Jatobá/FANUT/UFG. Saiba mais...

RESUMO

Objetivo: Identificar a adesão e a aceitação à alimentação e analisar os fatores associados à não adesão e à não aceitação por alunos de escolas públicas municipais de tempo integral de Goiânia.

Métodos: Estudo transversal realizado com alunos de seis a 14 anos de escolas públicas de tempo integral de Goiânia. Foram investigadas questões relacionadas à alimentação nas escolas, dados socioeconômicos e avaliação nutricional dos alunos, bem com a adesão e a aceitação às refeições (lanches da manhã e da tarde e almoço).

Resultados: Participaram 359 alunos, a maioria era eutrófica, na faixa etária de seis a 10 anos, da classe C e cujas mães tinham nove anos de estudo ou mais. A adesão foi alta para o almoço e lanche da tarde e baixa para o lanche da manhã e as três refeições em conjunto. A aceitação não alcançou 85,0% em nenhuma das refeições. Os fatores associados à não adesão foram os sociais e relacionados à alimentação. Estes últimos também se associaram à não aceitação e ainda os fatores demográficos.

Conclusões: Um monitoramento da execução do programa é fundamental para que os recursos públicos sejam investidos de forma adequada, direcionados às necessidades do público a que se destina. Os testes de aceitabilidade devem ser realizados periodicamente incluindo a avaliação da adesão.