
Repensando a Formação do Profissional de Saúde a Luz dos Seus Movimentos de Mudança
Este é o tema da dissertação de Bibiana Arantes Moraes que será defendida no dia 12/01/2016 às 08:30h no Miniauditório Jatobá da Fanut/UFG.
Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) norteiam a formação em saúde no Brasil e a construção dos seus currículos. Em tentativa para que estas fossem efetivadas foram criados programas de reorientação da formação, para formar profissionais de saúde compromissados com sistema de saúde e com a comunidade. Assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender a formação em saúde a partir dos seus movimentos de mudança. Adotou-se pesquisa social exploratória estratégica de abordagem qualitativa. Realizaram-se revisão bibliográfica; pesquisa documental dos Projetos Pedagógicos de Curso das faculdades de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia e; realizou-se entrevistas com coordenadores das faculdades estudadas com a finalidade de conhecer o processo da formação em saúde. Notou-se que os cursos da área da saúde apresentaram em fase de transição às mudanças dispostas nas DCN e pautadas em um ensino transformador.
Palavras-chave: educação superior; profissional de saúde; currículo.
Catégories: Defesa de Dissertação