beterraba

Efeito de um extrato aquoso de folhas e talos de beterraba (Beta vulgaris) orgânicos sobre a lipemia pós-prandial e marcadores de distúrbios pressóricos em indivíduos com dislipidemia

Este é o título da defesa pública de dissertação de Anna Paula Oliveira Gomes, que ocorrerá no dia 31/03/2016 às 9 h no(a) Miniauditório Jatobá. 

Resumo

Objetivo geral: Avaliar o efeito da ingestão de um extrato aquoso de folhas e talos da beterraba contendo diferentes concentrações de polifenóis sobre a lipemia pós-prandial em indivíduos com dislipidemia.
Materiais e métodos: Foi realizado um ensaio clínico, randomizado, controlado, crossover com 13 indivíduos dislipidêmicos, com idade entre 21 e 56 anos e IMC médio de 32,69 ± 1,47 kg/m2. O ensaio foi composto por três etapas com período de washout de uma semana. Os indivíduos foram randomizados nos seguintes grupos: Grupo controle (GC), que recebeu água com flavorizante; Grupo Extrato 1 (GE1), que consumiu o extrato contendo 31,96 mg de polifenóis (319,67mg/L) e Grupo Extrato 2 (GE2), que ingeriu o extrato contendo 77,53 mg de polifenóis (704,81mg/L). Inicialmente, foi realizada a coleta de sangue em jejum de 12h. Em seguida, os indivíduos consumiram uma refeição hiperlipídica, seguida da ingestão do extrato ou da água flavorizada. Uma nova coleta de sangue foi realizada 30, 60, 120 e 180 minutos após a primeira coleta. A aferição da pressão arterial foi realizada em todos os tempos de coleta, exceto no T 30 min.

Resultados: Houve um aumento significativo do TG após 120 (P<0,001) e 180 minutos (P<0,001) do início da coleta e uma redução da HDL após 30 minutos decorrente da ingestão de uma refeição hiperlipídica.  Essa redução da HDL foi atenuada em ambos os grupos que receberam o extrato das folhas e talos de beterraba após 120 minutos (p = 0,005). Não foi observada nenhuma outra alteração benéfica significativa em relação ao perfil lipídico e glicemia decorrente da ação do extrato. No entanto, foi observada uma redução da pressão arterial diastólica em relação aos valores basais (T0) nos grupos que receberam o extrato.

Conclusão: A incorporação de um extrato de folhas e talos de beterraba contendo apenas 31,96 mg de polifenóis foi capaz de atenuar significativamente a redução da HDL-c induzida por uma refeição hiperlipídica de forma semelhante ao extrato que continha uma concentração superior de polifenóis.

 

 

Palavras-chave: dislipidemias, estresse oxidativo, doenças cardiovasculares, polifenóis, Beta vulgaris