Weby shortcut
Site da FANUT
Topo PPGNUT 5
Logo facebook

Histórico

Atualizado em 27/11/14 13:26.

O projeto de criação do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (PPGNUT/UFG) foi encaminhado a CAPES na gestão da Profa Dra Nilce Maria da Silva Campos Costa como Diretora da FANUT/UFG e do reitor Edward Madureira Brasil como reitor, sendo aprovado em 2008 com o objetivo de capacitar e formar profissionais de alto nível para atuarem na docência do ensino superior, na pesquisa científica e na produção de novos conhecimentos em nutrição e saúde.

Sua proposta enfatiza a interface existente entre a nutrição e a saúde, que permite a realização de estudos e pesquisas voltados ao indivíduo, grupos sociais e familiares e coletividades. O mestrado em Nutrição e Saúde, em sua abrangência multidisciplinar e interdisciplinar, busca formar pesquisadores e desenvolver o aperfeiçoamento cientifico-profissional em Nutrição e Saúde, com a formação de recursos humanos altamente capacitados para o desenvolvimento de pesquisas, o exercício do magistério em cursos de graduação e pós-graduação e a promoção de atividades de divulgação e educação nos diversos aspectos desse domínio do conhecimento contemplados nas três linhas de pesquisa propostas.

A primeira turma do PPGNUT/UFG iniciou sua formação em 2009, sendo a primeira defesa de dissertação em 20 de dezembro de 2010, com a mestranda Edna Cunha Vieira. Até o ano de 2013 já ocorreram cinco processos seletivos, sempre com uma demanda acima de 50 candidatos de diferentes categorias profissionais da área da saúde. Ao longo destes cinco anos, o Programa já titulou 71 mestres e conta hoje com 40 alunos matriculados.

A Linha do tempo do PPGNUT/UFG traz os seguintes componentes para uma visualização de sua trajetória:

[2009-2010] Coordenação: Estelamaris Tronco Monego e Sub-coordenação: Maria Raquel Hidalgo Campos. A primeira gestão do PPGNUT/UFG teve como metas a estruturação administrativa e acadêmica do mestrado com a elaboração e aprovação do Regulamento e demais documentos com a finalidade de garantir a execução da proposta então aprovada.

[2011 – 2012] Coordenação: Érika Aparecida da Silveira (2011) e Cristiane Cominetti (2012) e Sub-coordenação: Caroline Dário Capitani (2011). Esta segunda gestão propôs a consolidação do PPGNUT/UFG, por meio de estímulo ao aumento da produção cientifica, à captação de fomento e ao estabelecimento de parcerias no cenário nacional e internacional.

A atual gestão [abril de 2013 – abril de 2014] sob a Coordenação de Joao Felipe Mota e Sub-coordenação de Maria Raquel Hidalgo Campos estabeleceu como metas adequar o Regulamento e Resoluções, ampliar as estratégias para o aumento da produção científica, captação de fomento e estímulo a internacionalização, bem como, estabelecer parcerias na realização de trabalhos de maior impacto científico e social, com vistas a alcançar a nota 4 junto à CAPES, e assim, pleitear o curso doutorado em Nutrição e Saúde.

No ano de 2014, o PPGNUT assumiu o compromisso para sediar e organizar a Reunião Anual do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Nutrição do país, no qual foram recebidos coordenadores de vinte e seis programas de pós-graduação Stricto sensu da Área de Nutrição e Alimentação na CAPES, criada em 2012. Acredita-se que tal encontro contribuiu para o fortalecimento do PPGNUT considerando o intercâmbio junto aos programas participantes, as parcerias com pesquisadores além da consolidação e ampliação das linhas de pesquisa.

O PPGNUT possui articulação com as Instituições Públicas de Saúde e Educação, desenvolvendo projetos de pesquisa nestes locais, bem como recebendo profissionais destas instituições como mestrandos. No Hospital das Clínicas da UFG e Unidades Básicas de Saúde, os docentes do PPGNUT atuam como coordenadores de ambulatórios, supervisores de estágios e residência em nutrição. Na Vigilância Sanitária municipal e Estadual são desenvolvidos projetos de pesquisa em rede. Alguns profissionais destes locais são mestrandos do PPGNUT e em seus serviços desenvolvem seus projetos de pesquisa. Docentes de Instituições de Ensino Superior (pública e privada) do estado de Goiás e outros também têm buscado o PPGNUT para o seu aperfeiçoamento profissional.

Listar Todas Voltar