Planejamento Estratégico e Autoavaliação
Planejamento Estratégico
Ciente de que para alcançar bons resultados no objetivo de formação de recursos humanos e maior capacitação profissional na área na região Centro-Oeste é preciso traçar parâmetros, indicadores e metas específicas de acordo com as necessidades, o PPGNUT estabeleceu o Planejamento Estratégico, ainda em 2019. O documento foi discutido e pensado de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Goiás (UFG), e com base na análise de cenário interno do Programa e na última avaliação da CAPES vigente à época. O pano de fundo para as atuações foram pautadas em práticas acadêmicas que se aproximasse de aplicações tecnológicas, da sociedade e do mercado de trabalho, além de haver envolvimento da pós-graduação na resolução de problemas da sociedade.
Basicamente a atuação se dá por cinco eixos:
- O Programa
- Impacto e Relevâncias Econômica e Social/Inovação e Transferência do Conhecimento
- Produção do Conhecimento na Pós-Graduação
- Internacionalização
- Autoavaliação e Planejamento para Desenvolvimento Futuro
A partir de 2021, a comissão de Planejamento Estratégico do PPGNUT passou a fomentar ainda mais a participação de docentes e discentes nas metas e atividades propostas. Deste então, são realizadas realizadas reuniões frequentes a fim da apresentação e discussão dos principais pontos presentes em cada eixo, além da participação no Programa Diálogos desenvolvido pela Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG). Ao longo do período, diversas metas foram atingidas e outras aprimoradas a partir da proposta inicial do Planejamento Estratégico, elaborado em 2019.
Confira o Planejamento Estratégico do PPGNUT (2019-2025).
Autoavaliação
Foto: Docentes do PPGNUT, Prof. Marcos Ferreira Minicucci, Vice-presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) Reitoria-Unesp e o Prof. Evandro Leite de Souza, Coordenador da área da Nutrição na CAPES, durante o Seminário de Autoavaliação do PPGNUT, realizado em 2023.
Os princípios da autoavaliação do PPGNUT são veracidade, honestidade, transparência, impessoalidade e imparcialidade. Considerando a missão do PPGNUT é “Capacitar e formar profissionais de alto nível para atuarem na docência do ensino superior, na pesquisa científica e na produção de novos conhecimentos em Nutrição e Saúde”, bem como entendendo como “qualidade” a capacidade de gerar resultados de impacto para a sociedade (efetividade), por meio da utilização ótima dos recursos (eficiência), o PPGNUT abrange no seu processo de autoavaliação nos seguintes pilares: 1) Programa, 2) Formação, e 3) Impacto na Sociedade.
O foco principal do Programa é a formação de profissionais de alto nível, abordando três dimensões: 1) sucesso dos estudantes, 2) de docentes e técnicos, e 3) sucesso do Programa de maneira global. O PPGNUT utiliza como ferramenta de gestão o planejamento estratégico, vinculado ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFG, e baseia-se nos quesitos e itens da ficha de avaliação da CAPES para o estabelecimento de objetivos e metas.
Foto: Prof. Wilson José Flores Júnior, Pró-Reitor Adjunto e Diretor Geral de Pós-Graduação Stricto sensu, durante o Seminário de Autoavaliação do PPGNUT, realizado em 2023.
Foto: Discentes e docentes durante o Seminário de Autoavaliação do PPGNUT, realizado em 2023.
Foto: Prof. Evandro Leite de Souza, Coordenador da área da Nutrição na CAPES, durante o Seminário de Autoavaliação do PPGNUT, realizado em 2023.
A autoavaliação é um instrumento importante para ações corretivas do planejamento estratégico. As abordagens de avaliação incluem: Sucesso dos estudantes: qualidade das dissertações e teses, qualidade da aprendizagem, e a não evasão. Sucesso dos docentes e técnicos: qualidade da orientação, capacitação, qualidade do ensino e do apoio técnico. Sucesso do PPG de maneira global: egressos, inserção social e internacionalização. Os critérios de avaliação e escalas utilizados são os seguintes: Muito bom – 8,0 a 10,0 Bom – 6,0 a 7,9 Regular – 0,0 a 5,9. O ponto de corte (6,0) foi determinado com base no valor da média adotada pela UFG.
Os resultados do processo de autoavaliação são utilizados continuamente na tomada de decisões internas e na atualização do planejamento estratégico envolvendo a correção de pontos fracos, potencialização dos pontos fortes, prevenção das ameaças e aproveitamento das oportunidades. A implementação, o acompanhamento e a análise dos resultados da autoavaliação, bem como as tomadas de decisões serão realizados pela Coordenação, pelos responsáveis pelos eixos do planejamento estratégico e pelas Comissões do PPGNUT.
Foto: Prof. Marcos Ferreira Minicucci, Vice-presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) Reitoria-Unesp.
Foto: Mesa redonda no 5º Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-graduação na UFG realizado em dezembro de 2023. Na foto, da esquerda para a direita estão a Profa. Daniela de Melo e Silva, Coordenadora do PPG em Ciências Ambientais; Profa. Sybelle Barreira, Coordenadora do PPG em Agronegócio; Prof. Wilson José Flores Júnior, Pró-Reitor Adjunto e Diretor Geral de Pós-Graduação Stricto sensu; Profa. Nara Aline Costa, Coordenadora do PPG em Nutrição e Saúde.
Foto: Profa. Nara Aline Costa, Coordenadora do PPG em Nutrição e Saúde, em apresentação sobre “Experiência com Autoavaliação e Planejamento Estratégico” durante o 5º Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-graduação na UFG realizado em dezembro de 2023.
Foto: Mesa redonda no Seminário de Autoavaliação do PPGNUT realizado em 2022. Na foto, da esquerda para a direita estão a Profa. Nara Aline Costa, Coordenadora do Programa; Profa. Luciana Bronzi de Oliveira, Coordenadora do Curso de Nutrição da UFG; Profa. Ana Tereza Vaz de Souza Freitas, Diretora da Faculdade de Nutrição da UFG, Prof. Wilson José Flores Júnior, Pró-Reitor Adjunto e Diretor Geral de Pós-Graduação Stricto sensu; Prof. Felipe Terra Martins, Pró-reitor de Pós-graduação da UFG.
Para mais informações entre em contato pelo ppgnut.fanut@ufg.br