Publicações

 Em Destaque

A seguir destacamos produtos bibliográficos publicados no Quadriênio 2021-2024 considerados relevantes, destacando seu potencial impacto e/ou caráter inovador, com participação de discentes, e sua relação com as linhas de pesquisa e as subáreas da Nutrição.

Destaque Publicações 1
Esta produção tem como primeira autora Jordana Godinho Mota, egressa do PPGNUT com mestrado defendido em 2016. O artigo foi publicado em 2021 na revista Clinical Nutrition (Qualis A1). Esta produção resulta do desenvolvimento do projeto de pesquisa iniciado durante o seu mestrado intitulado “Impacto do tratamento quimioterápico sobre a composição corporal, perfis lipídicos e glicêmico de mulheres com câncer de mama”, sob orientação da professora Karine Anusca Martins. Este estudo avaliou o impacto da quimioterapia na composição corporal, densidade mineral óssea, resistência à insulina, marcadores lipídicos relacionados à doença cardiovascular aterosclerótica em mulheres recém diagnosticadas com câncer de mama de acordo com o status menopausal. A escolha dessa produção como destaque se dá pelo seu impacto regional. O projeto foi desenvolvido no Centro Avançado de Diagnóstico da Mama (CORA), vinculado ao Hospital das Clínicas da UFG, centro público e especializado na região Centro-Oeste para tratamento de mulheres com câncer de mama. Destacamos que esse projeto foi iniciado à época do mestrado da egressa, mas que permanece ativo em 2024 fazendo o acompanhamento das participantes sobreviventes. Diante desse acompanhamento, além de proporcionar melhor cuidado, o projeto também colabora na formação de outros estudantes da graduação e pós-graduação. Ademais, a egressa atua como docente em Instituição de Ensino Superior privada e iniciou em 2024, pós-doutoramento financiado pelo CNPq, mostrando o seu forte envolvimento com a pesquisa e o ensino. Como produtos do seu mestrado, além do trabalho mencionado, foram obtidos outros produtos, incluindo 14 artigos, sendo 4 artigos Qualis A1 e 1 A2.

Acesse aqui o trabalho.

 

Destaque Publicações 2
Esta produção tem como primeira autora Renatta Damasceno, egressa do PPGNUT com mestrado defendido em 2024. O artigo foi publicado em 2024 na revista LWT: Food Science and Technolology (Qualis A1). Esta produção resulta do desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado “Avaliação da segurança de consumo de produtos isentos de glúten comercializados em Goiânia por indivíduos com doença celíaca”, sob orientação do professor Luís CC Junior. O estudo teve como objetivo avaliar a ocorrência de contaminação cruzada de batatas fritas produzidas em hamburguerias, onde produtos panificados também eram manuseados. Como resultado, a quantidade de produtos fritos com glúten não esteve associada à contaminação por glúten, assim como o compartilhamento de óleo entre diferentes alimentos. A relevância desse estudo está principalmente na identificação de riscos potenciais de contaminação por glúten em batatas fritas de estabelecimentos de fast food, o que pode ser crucial para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten. A escolha dessa produção como destaque se dá pelo seu impacto regional. Destacamos que o mestrado da egressa resultou em duas publicações Qualis A1 e com colaboração de pesquisadores internacionais, além de um capítulo de livro publicado intitulado “The role of the gluten free diet in development in malignancies in celiac disease. Atualmente, a egressa de mestrado cursa o doutorado pelo Programa, dando seguimento a sua formação de alto nível na área de Ciência dos Alimentos.

Acesse aqui o trabalho.

 

Destaque Publicações 3
Esta produção tem como primeira autora Aline M Alves, egressa do PPGNUT com doutorado defendido em 2022. O artigo foi publicado em 2023 no Journal of Applied Microbiology (Qualis A1). Esta produção resulta do projeto de pesquisa intitulado “Resíduos do processamento de frutos do cerrado: potencial nutricional, pré-biótico e preventivo de doenças crônicas”, sob orientação da professora Maria MV Naves. Este estudo teve como objetivo explorar o valor nutricional e funcional deste subproduto, contribuindo para a demanda crescente por alimentos funcionais sustentáveis. A pesquisa revelou que a polpa de baru é rica em fibras insolúveis e compostos fenólicos, como a hesperidina, e demonstrou efeitos prebióticos significativos, estimulando o crescimento de probióticos, além de promover mudanças benéficas na microbiota intestinal. O estudo também identificou a lacuna de informações sobre a composição química da polpa de baru e destacou seu potencial como ingrediente funcional em alimentos. A tese gerou os seguintes produtos: uma revisão sistemática sobre os efeitos prebióticos dos polifenóis, uma revisão crítica das características nutricionais da polpa de baru, dois estudos empíricos sobre sua composição química e impacto na microbiota intestinal, além de um capítulo de livro. A escolha dessa produção como destaque se dá pelo seu impacto social inovador, ao contribuir para a sustentabilidade e a economia circular, valorizando um recurso do Cerrado e gerando benefícios ambientais e econômicos. Destacamos que a egressa é servidora federal, atuando como técnica do Laboratório de Nutrição Experimental da FANUT, unidade a qual o PPGNUT se integra. A egressa foi premiada durante evento científico realizado pelo Programa diante da sua excelente trajetória acadêmica. Importante destacar que ela foi a primeira aluna a concluir o doutorado pelo programa e técnica administrativa da unidade a realizar tal formação.

Acesse aqui o trabalho.

 

Destaque Publicações 4
Esta produção tem como primeira autora Amélia CS Duarte, egressa do PPGNUT com doutorado defendido em 2023. O artigo foi publicado no mesmo ano, na revista Current Obesity Reports (Qualis A1). Esta produção resulta do projeto de pesquisa intitulado “Estado nutricional e comportamento alimentar de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica: efeitos da suplementação proteica fortificada e influência de polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs)”, sob orientação da professora Maria A Horst e colaboração de Flávia C Corgosinho. Este estudo teve como objetivo sumarizar os resultados de estudos para identificar se SNPs são bons marcadores prognósticos para a trajetória de peso corporal depois da cirurgia bariátrica. Esta revisão mostra que diferentes SNPs e modelos genéticos podem ser bons ou maus preditores para a trajetória de peso corporal depois da cirurgia. Baseado nos resultados, o referido trabalho possibilitou selecionar os SNPs e os caminhos metabólicos de interesse para a construção de um escore de risco genético preditor do efeito da cirurgia bariátrica a ser aplicado em futuros estudos. A escolha dessa produção como destaque se dá pelo seu impacto nacional e internacional. Durante o doutoramento, a egressa publicou outros 7 artigos científicos. Atualmente, é coordenadora de pesquisa na Superintendência da Escola de Saúde de Goiás da Secretaria Estadual de Saúde do estado de Goiás. Uma de suas atribuições centrais é implementar a Política de Pesquisa Científica no âmbito da SES-GO, priorizando estudos estratégicos para o contexto estadual. Também colabora com os setores de Ensino e Pesquisa, prestando suporte para a criação da Agenda Estadual de Prioridades de Pesquisa em Saúde.

Acesse aqui o trabalho.

 

Destaque Publicações 5 (1)
Esta produção tem como primeira autora Natália Menezes Silva, egressa do PPGNUT com mestrado defendido em 2016. O artigo foi publicado em 2024, na revista British Journal of Nutrition (Qualis A1). Esta produção resulta do projeto de pesquisa intitulado “Efetividade da fortificação com micronutrientes em pó na prevenção e tratamento da deficiência de micronutrientes: um ensaio clínico randomizado”, sob orientação da professora Maria Claret Hadler. O principal achado do estudo é que o alelo T do SNP TMPRSS6 rs855791 está significativamente associado à anemia e à deficiência de ferro em crianças brasileiras que frequentam creches. Especificamente, cada cópia do alelo T foi associada a um aumento de 4,49 vezes no risco de desenvolver anemia e 4,23 vezes no risco de deficiência de ferro, avaliada pelo receptor solúvel de transferrina (sTfR). A escolha dessa produção como destaque se dá pelo seu impacto nacional, diante da inovação que este estudo juntamente com outros fundamentaram a modificação da estratégia de suplementação de micronutrientes para crianças recomendada pelo Ministério da Saúde. Logo, o trabalho em questão se mostra um catalisador de políticas/programas de saúde coletiva. A egressa atua como nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiânia e também já concluiu o doutorado na mesma temática em outro PPG da UFG.
Acesse aqui o trabalho.